4 motivos para implementar a tecnologia no aprendizado infantil
Diante de um mundo cada vez mais globalizado e com avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, é natural que a tecnologia também tome frente na atualização dos processos educacionais.
Ao mesmo tempo que as novas tecnologias e entretenimentos digitais (como jogos, vídeos e animações) têm um papel cada vez mais importante em todos os aspectos da vida das crianças e dos adolescentes, na educação, eles têm sido utilizados para melhorar o engajamento dos alunos e promover aprendizagens mais significativas para a sua realidade.
Listamos 4 motivos para implementar a tecnologia no aprendizado do seu filho.
Contribui para o desenvolvimento integral da criança
Adicionando a tecnologia, o professor pode utilizá-la como forma de desenvolver a linguagem e a psicomotricidade, além de estimular o pensamento lógico, crítico e criativo da criança. Mais tarde, nas etapas seguintes, esse contato inicial vai permitir ao aluno que utilize os meios digitais no seu dia a dia de maneira consciente e intencional, refletindo criticamente sobre esse uso.
Gera uma aprendizagem mais significativa
No processo de ensino e aprendizagem, é essencial utilizar símbolos e elementos que conversam com a realidade pessoal das crianças e fazem parte do seu dia a dia.
A inserção da tecnologia na prática pedagógica possibilita, inclusive, a implementação de metodologias ativas de ensino, as quais colocam o aluno como protagonista e estimulam a autonomia em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Desperta o interesse e a curiosidade dos alunos
Por utilizarem uma linguagem próxima do dia a dia das crianças, jogos, vídeos, animações e outras linguagens digitais podem contribuir muito para melhorar o nível de engajamento dos alunos.
Não é à toa que os elementos tecnológicos e lúdicos têm sido utilizados para estimular a interação e o engajamento dos alunos até mesmo nas etapas de ensino mais avançadas: um fenômeno conhecido como gamificação.
Aproxima o professor da realidade dos alunos
Apesar de a maior parte dos professores que atuam hoje nas salas de aula terem vivenciado grandes saltos tecnológicos durante o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os alunos que estão hoje na Educação Infantil nasceram em um contexto completamente imerso na tecnologia. Ou seja, a experiência de alunos e professores em relação à tecnologia é diferente.
Ter professores mais ligados às linguagens e aos hábitos das novas gerações atuando como mediadores do processo de ensino e aprendizagem certamente é um grande benefício para os alunos.
Com essas dicas fica fácil usar a tecnologia a favor do desenvolvimento e aprendizado do seu filho, não é? Quer mais conteúdo exclusivo para pais? Siga o Sloth nas redes sociais e baixe o app.